sexta-feira, 26 de março de 2010

O QUE FAZER? COMO FAZER?

Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no seu coração o meus mandamentos. Provérbios 3:11

Você já ouviu a história do menino que era tão levado, mas tão levado que, quando tinha sete anos, seus pais fugiram de casa?!

Nós damos risadas, mas, infelizmente, em muitos casos este é o quadro dos nossos lares “cristãos”. Estamos vivendo em dias de permissividade e de desrespeito às autoridades. A falta de obediência às leis e aos pais está causando muitos transtornos nos lares brasileiros.

Além disso, a juventude está enfrentando pressões que nenhuma outra geração enfrentou. Portanto, quando falamos sobre criar filhos nos caminhos do Senhor, estamos nos referindo a um desafio que vai exigir toda criatividade e energia possível por parte dos pais.

Em se tratando do relacionamento entre pais e filhos temos de ter em mente alguns conceitos básicos. Do momento em que o neném nasce até completar 18 anos, Deus nos coloca para treiná-los e instruí-los em seus preceitos. Este é o tempo de que dispomos.

Se nós como pais não conseguimos fazer esta tarefa em 18 anos, num certo sentido, falhamos. Esta idade deve ser o alvo de todos nós pais para com nossos filhos; a data de cortar o cordão umbilical. Isto significa que nossos filhos devem ter maturidade suficiente para ser cristão responsáveis, bem como a capacidade de tomar suas próprias decisões. Devemos prepará-los para ser jovens que não se desviarão das verdades da Palavra do Senhor. Não é que vamos expulsar nossos filhos de casa depois dos 18 anos, mas é esse o tempo legal a se atingir por lei, a idade da responsabilidade. É para termos um marco para avaliação e alvo para nosso empenho.

Como podemos treinar os nossos filhos com este alvo em mente? Como podemos ensinar valores a eles? Como podemos ensinar a um filho de cinco anos a compartilhar seus doces com os coleguinhas? Como podemos ensinar uma criança de sete anos a aprender a esperar sua vez? Como podemos ensinar a um adolescente a cuidar de seu quarto? Como podemos desenvolver valores morais em um jovem? Como podemos incutir nos filhos virtudes como higiene, pontualidade, honestidade, lealdade, respeito aos direitos dos outros e obediência às autoridades? E mais do que tudo isso, como podemos treinar os nossos filhos no caminho em que devem andar, para que quando chegarem à adolescência, possam assumir o compromisso de sério de amar a Deus de todo o coração, toda a sua alma e todo seu entendimento e não se desviar dele?


JAMES KEMP


Pense nisso:

As perguntas que foram feitas aqui e muitas outras que nós pais devemos fazer, têm respostas em um livro que nos dá orientações em todas as áreas da vida, a Palavra de Deus.


1 comentários:

Dani 5 de abril de 2010 às 08:53  

Uau!!!! Belíssimo texto!

Postar um comentário

 
Formatado por http://www.comtemplates.blogspot.com. Imagens de http://jaelop.blogspot.com